Prezados.

Contratar previdência privada está cada vez mais fácil. As estatísticas dizem que somente 6% dos brasileiros possuem algum tipo de previdência ocmplementar. Por esse número dá pra deduzir que mesmo a classe média tem dificuldades em aderir a essa modalidade de investimento.

Todos os grandes bancos e segurandoras ofertam variedades de planos de previdência privada. Tem pra todo gosto.

Outro dia fiz a contratação de um pela internet no banco onde sou cliente. é possível tirar dúvidas e esclarecer detalhes da legislação a respeito.

Aderir a um plano de previdência é uma excelente escolha para ‘turbinar’ o seu Plano de Independência Financeira.

Vale a pena ficar de olho na taxa de administração ou taxa de carregamento do plano. Essas taxas podem corroer o rendimento do fundo.

Os resultados anteriores, o perfil do gestor e o apetite do plano para risco são outros detalhes a se observar com calma.

Modalidades e Tributação

VGBL: Vida Gerador de Benefícios Livres, indicado para quem faz a declaração do IR simplificada. Não dá direito ao abatimento de parte da contribuição no IR.

PGBL: Plano Gerador de Benefícios Livres, indicado para quem faz a declaração de IR completa. Permite abater parte da contribuição no IR.

Os cuidados que deve tomar e outros detalhes passarei logo mais.

Mais informações: http://www.previdenciasocial.gov.br/spc.php?id_spc=915 Secretaria de Previcência Complementar do Ministério da Previcência Social.

Caixa Seguros: www.caixaseguros.com.br. É possível fazer projeções e simulações, além de poder falar com profissionais de atendimento e vendas on line.

Brasilprev: Braço do BB para previdência privada. www.brasilprev.com.br

Encontre Educação Financeira por aí na internet:

Wikisite no Limão: http://com.limao.com.br/wikisite/educacaofinanceira/index.cfm

Miniblog no Limão: http://miniblog.limao.com.br/educacaofinanceira

No Twitter: www.twitter.com/clebermiranda10

Fale comigo: cleber.miranda@oi.com.br