O Cartão de crédito é inegavelmente um instrumento de crédito que facilita a vida no dia-dia. Poder comprar sem usar dinheiro é mais seguro. O famoso dinheiro de plástico é universalmente aceito em todos os ramos da economia e notadamente no varejo.

Qualquer quitanda, lanchonete, loja de roupas, posto de gasolina aceitam essa modalidade de pagamento.

Grandes bandeiras internacionais dominam o setor:Visa e Mastercard. O que nasceu de uma reunião de pessoas (clube) privativo logo virou opção de crédito para milhões de consumidores.

Todos os bancos comerciais possuem cartões de crédito. Alguns deles de várias bandeiras diferentes. As financeiras e os bancos regionais também já lançaram mão dessa modalidade de financiamento ao consumidor.

É possível falar longamente dos benefícios do cartão de crédito, porém, ele não tem apenas benefícios.

Alguns especialistas são radicais quanto ao cartão de crédito e não recomendam o seu uso. Não é o meu caso. O cartão de crédito, se bem utilizado como orienta Reinaldo Domingos em Terapia Financeira, pode ser seu aliado.

Os cuidados

•O primeiro cuidado é não pensar que o cartão de crédito seja dinheiro. Seu limite do cartão não significa que você possui aqueles recursos (o mesmo vale para o cheque especial);
•Acompanhe os gastos para saber se cabem no orçamento;
•Verifique a data de vencimento e aproveite a possibilidade de até 40 dias para pagar comprando alguns dias antes do vencimento da fatura;
•Evite possuir muitos cartões para evitar tentações e confusões;
•Não coloque o cartão em débito automático, é importante verificar na fatura se não há cobranças indevidas ou taxas que você não contratou;
•Não permita que a fatura do cartão de crédito seja a sua maior despesa do mês;
•Nunca, jamais, em hipótese alguma pague o mínimo do cartão de crédito. Esse é um ponto que merece destaque. Os juros do rotativo do cartão de crédito são os mais altos do mercado. Estão acima de 10% AO MÊS. Só para fazer uma comparação a Taxa Selic está hoje em 8,25% AO ANO. Essa taxa é uma monstruosidade e uma verdadeira ‘fábrica de empobrecimento’.

Quando se está no shopping center fazendo compras e se divertindo muito cuidado com a ilusão de poder que o cartão e outros instrumentos de crédito proporcionam. A fatura uma dia vai chegar. Em geral você até sabe o dia dela chegar.

Encontre Educação Financeira por aí na internet:

Wikisite no Limão: http://com.limao.com.br/wikisite/educacaofinanceira/index.cfm

Miniblog no Limão: http://miniblog.limao.com.br/educacaofinanceira

No Twitter: www.twitter.com/minhagrana

Fale comigo: cleber.miranda@oi.com.br