Ser pobre

O que é ser pobre? A grande maioria dos brasileiros, ainda, é pobre. Isso tem mudado bastante para uma situação mais confortável com aumento do número de pessoas na classe C.

Mas afinal  o que é ser pobre? Os institutos de pesquisa como o IBGE usam o Paridade Poder de Compra (PPC). Se você tiver uma máquina de lavar na sua casa, um computador, um secador de cabelo, você pode ser considerado de classe médio ou até mesmo rico por critérios estatísticos.

Tenho dito algumas vezes que a pobreza tem dois aspectos: 1) é estatística, se você romper com determinado patamar de rendimento como família você deixa de ser pobre; 2) comportamental, pscicológico. Nesse ponto o buraco é mais embaixo. Grandes escritores e empreendedores já identificaram características dos pobres e compararam com características, comportamentais dos ricos. Penso que pobreza é falta de ambição, falta de assunção de responsabilidade por mudar a situação. É necessário considerar os casos extremos de incapacidade para o trabalho, mas na maioria das vezes alguém que reclama bastante da vida tende a ser pobre.

Nós, brasileiros, temos um comportamento pobre a respeito de responsabilidade. Nós ficamos esperando alguém fazer alguma coisa a respeito. Ora bolas, mas é a minha vida, eu não vou esperar por ninguém. Você vai esperar o congresso nacional? O Lula? Ou quem? Da sua vida cuida você, da minha cuido eu. Ficar esperando vem junto com outra característica tupiniquim bastante danosa, humilda exagerada. Li um texto em inglês que dizia que pobre é bom ouvinte e obediente. Pobre anda de cabeça baixa, quase pedindo desculpas à vida por ter nacido.

Pobre diz que a conta que chegou na sua casa para ele pagar é injusta. Meus caros, salvo raríssimas excessões, quando uma conta chega na sua casa é porque você comprou algo, usou um serviço, ou pior ainda, pegou dinheiro emprestado. There’s no free lunch! Não existe almoço grátis.

Vou falar mais disso.

Nós precisamos de uma geração de empreendedores confiantes, com ou sem dinheiro, mas que resolva mudar o curso da nossa triste história.

É PRA JÁ”

About these ads

Um comentário sobre “Ser pobre

  1. sér pobre e bom eu sou pobre´,até acho bom sabe por que?vou dizer agora de cara >:p
    1-ser pobre e ser mereçedor das coisas que não conquistou
    2-pobre tambem e gente,como os ricos
    3-quem nasçe pobre pode virar rico no futuro
    4-se que ver o díabo,fique sem dinheiro pra ver uma coisa
    5-sei que os pobres são humilhados a cada dia seja em escolas,faculdades,ambientes diferentes e etc… isso e bom futuramente vc podérá mostrar o contrário e dár uma volta por cima e só persistir e ganhar a vida,é os outros vérám que tuda a humilhação que vizeram com tí,e vc que fará com ele auhsuahsuh,brinkadeira,se te humilharam e vc vençer na vida só o silençio bastáRá,eles vão se tokando lentamente!
    6-O que eu acho feio e gente que é pobre e finge ter luxo,só pára empressionar os outros,ah veí gente pobre já tá dizendo /pobre/,e ainda querem se amostrar na rua eu acho isso errado!maior bobagem,na minha cidade tem pobres de marré que querem ser bonitos de toka se lambusando com perfume dizendo:- aiin é tão dificil ser rico :p
    sái dessa veio gente assim não ver o presente tá vivendo e não sábe da realidade!
    7-sou feliz por ser pobre,tem tanto rico ae infeliz com membros familiares doentes,e outra para vençer na vida basta a perseverança,esses ricos não sabem,que um menbro de seu clã já sofreu para está no estado de luxo,eo problema do ricu,num sabem ser humilde e pensar no passado de sua familia
    ´´espero que tenha gostado do comentario,esse eo meu dessabafu :]´´

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s